Contratempo
- URRO

- 1 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2022
“Stage diving” e o corpo pictórico em ação
Por Regina Müller

Embate ou cópula pode ser o nome da relação de Fábio De Bittencourt com a tela na produção de suas obras. O movimento dos que se atiram sobre o público nos espetáculos de rock, chamado stage diving1, também serve como imagem para descrever a ação do artista sobre a tela que recebe o impacto de seu corpo, encontro de uma energia corpórea tensa com a maciez e flexibilidade do tecido preso no chassis. O traço gestual é resultado de um movimento total do corpo, não apenas das mãos e braços, mas impressão da fisicalidade de uma ação corporal que tal como um dínamo, gera energia e é gerada com o próprio embate. Nada de body painting2, nem de pintura gestual. A figuração é o objetivo desta ação como se o seu universo interno cheio de sensações, pesadelos, delírios e devaneios eróticos em meio ao caos urbano, da noite e da violência, forçasse uma golfada. É o corpo excretando por todos os poros a intoxicação provocada por estas experiências, prazerosas, envolventes e alucinantes. Figuras híbridas, auto-retratos, ícones pop, formas reinventadas na ação, emergidas da materialidade pictórica que resulta do embate. Corpo, movimento, jogar-se, energia corpórea, ação cinestésica, relação. Não é aleatório que, das telas, Bittencourt expande essa ação para a performance, onde a relação com o espaço, a kinesfera3 se expande para além do espaço entre o corpo do artista e a tela e penetra na kinesfera de outros corpos e o dínamo se alimenta da energia de respostas sensoriais de outros corpos. É como sua dança, nos espetáculos de rock que costuma freqüentar, buscando no ambiente denso sonoro, sensações envolventes e materialidade física e corporal, de onde emergem imagens e o espírito se intoxica.
Regina Müller é Antropóloga e atriz performática
Bibliografia:
Notas :
3. Rengel, Lenira. Dicionário Laban, Ed. Annablume, São Paulo-SP, 2003
1 Estágio de mergulho é o ato de saltar do palco sobre a multidão em um concerto ou show , uma ação radical cuja origem é creditada a Iggy Pop e Peter Gabriel, ambos músicos. Inicialmente considerado de extremo perigo, a etapa do mergulho sobre o público tornou-se comum em shows de estilos hardcore, punk e performances públicas. Muitos músicos fazem este mergulho como parte de suas apresentações.
2 Pintura corporal, ou por vezes bodypainting, é uma forma de arte corporal, considerada por alguns como a mais antiga forma de arte. Diferentemente tatuagem e outras formas de arte corporal, pintura corporal é temporário, pintado para o homem da pele, e dura apenas algumas horas, ou no máximo (no caso de Mehndi ou "henna tatuagem") um par de semanas. Pintura corporal também é referida como (uma forma de) tatuagens temporárias, em grande escala ou full-pintura corporal é mais comumente referido como pintura corporal, enquanto a menor ou mais detalhado trabalho é geralmente referido como tatuagens temporárias
3 Cinesfera=kinesfera é a esfera que delimita o limite natural do espaço pessoal, no entorno do corpo do ser movente. Esta esfera cerca o corpo esteja ele em movimento ou em imobilidade, e se mantém constante em relação ao corpo, sendo 'carregada' pelo corpo quando este se move. 'É delimitada espacialmente pelos alcance dos membros e outras partes do corpo do agente quando se esticam a partir do centro do corpo, em qualquer direção, a partir de um ponto de apoio.’
Algumas obras do artista Fabio De Bittencourt
Performance de Fabio de Bittencourt em gensSELVAgens / Fotos Pedro Amatuzzi





















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