Phósphoro
- URRO
- 1 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2022
Um olhar luminoso em dias de luta, solidariedade e esperança
Ensaio fotográfico de Ricardo Lima

A pandemia agravou ainda mais situação de milhares de brasileiros. Muitos não têm sequer o que comer e vivem na mais completa miséria. O momento fez com que a solidariedade de diversas pessoas aflorasse no sentido de arrecadar alimentos para a doação, além de utensílios domésticos, brinquedos, fraldas, kits de higiene, entre outros.
O ensaio fotográfico realizado por Ricardo Lima, o Lilica, traz luz para essas estas pessoas mais necessitadas por meio de imagens tocantes, que mostram que a fé e a esperança numa vida melhor ainda permanecem acesas. As ações de doações fazem parte do Movimento Deu Xepa, coordenado por Carol Oliveira.
As imagens foram registradas nas regiões de Campinas conhecidas como Buraco do Sapo, Nova Canaã, Suvaco da Cobra, Beira Rio, Rosália 4, Princesa e Nova Paraisópolis. As fotografias trazem aspectos do cotidiano simples dos seus moradores e do ato de recebimento destas doações.
Trata-se de um registro sensível e necessário de uma época de tristezas e de luta pela sobrevivência. Não podemos esquecer que este ensaio foi feito em uma região que fica a poucos quilômetros do Centro de uma das metrópoles mais ricas e desenvolvidas do país, evidenciando a enorme desigualdade social da nação.
Contato do Movimento Deu Xepa: https://www.instagram.com/deu_xepa/
Commentaires