top of page

A revista URRO! apoia projetos de ação continuada para ajudar artistas

  • Foto do escritor: URRO
    URRO
  • 29 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de jun. de 2022



A revista URRO! Contragolpe Cultural - apoia a iniciativa P-O-E-S-I-A.org, que é um projeto colaborativo de poetas, leitores, professores e apoiadores da cultura, com a proposta de criação de uma rede de ação continuada para o fortalecimento da poesia brasileira. O projeto pretende gerar recursos para três ações, a curto, médio e longo prazo:


1) bolsas emergenciais para poetas em situação de risco financeiro frente a pandemia de Covid-19.


2) constituição da rede, com edição de revistas digitais e impressas, e outras iniciativas.


3) criação de iniciativas digitais, bolsas de criação, sede com biblioteca, encontro anual de poetas.

Por que contribuir?


Neste momento de pandemia mundial, com o agravamento de todas as consequências sociais e econômicas da Covid-19, o setor cultural tem sido bastante impactado. Com a falta de políticas públicas e institucionais voltadas para essa pauta, é fundamental criar iniciativas em parceria com a sociedade civil que viabilizem a sobrevivência e dignidade de trabalhadores da cultura.


A constituição de bolsas de amparo para poetas é essencial, e isto vai além do momento extremo que vivemos, por ser uma área com poucos retornos comerciais e incentivos institucionais. Muitos poetas, de regiões e realidades sociais distintas, estão em situação de risco e precisam de apoio.


Além do auxílio emergencial, o projeto p-o-e-s-i-a.org tem como objetivo a criação de outras iniciativas para o fortalecimento da poesia brasileira a longo prazo, como uma revista mensal, iniciativas digitais, projetos de preservação, memória e articulação junto a instituições públicas e privadas para fomento de ações voltadas à poesia.


Incluindo representantes das cinco regiões do país, entre os conselheiros do projeto p-o-e-s-i-a.org estão nomes relevantes da cultura brasileira: Afonso Henriques Neto, Armando Freitas Filho, Carlos Vogt, Chacal, Chico Buarque de Holanda, Claudio Willer, Conceição Evaristo, Eliane Potiguara, Eliane Robert de Moraes, Francisco Alvim, Glauco Mattoso, Guilherme Zarvos, Heloísa Buarque de Hollanda, José Carlos Capinan, Josely Vianna Baptista, Leonardo Fróes, Ledusha Spinardi, Lu Menezes, Nicolas Behr, Ricardo Aleixo, Silviano Santiago, Vicente Franz Cecim e Waldo Motta.

Quem pode ajudar?


Existem três formas de financiar o projeto p-o-e-s-i-a.org:


1) como poeta-associado, recebendo as recompensas, e o direito a participar das diversas iniciativas do projeto.


2) como apoiador, recebendo as recompensas e ajudando a viabilizar o projeto. Para cada apoiador, será aberta uma vaga para um poeta-associado que esteja sem condições de pagar a mensalidade.


3) como apoiador institucional, com recursos e contrapartidas específicos.

 
 
 

Comments


bottom of page